quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Zrce Beach (Novalja): o novo destino para baladas no verão europeu fica na Croácia


Sem dúvida nenhuma e sem medo de errar: quer diversão? Vá para a Croácia. Posso estar contagiado pela empolgação de uma viagem recente, afinal voltei de lá há menos de um mês, mas essa é a dica para uma viagem de verão irada. Claro, existem outros inúmeros destinos recomendáveis, mas as paradisíacas ilhas croatas com as suas vibrantes baladas são o novo point do verão europeu.
Passei oito dias em diversas cidades do país junto com mais nove amigos: João, Chuck, Alex, Bruno, Jadson, Camila, Pauline, Mari e Yllen. A prioridade na escolha do roteiro foi praia e festa. Por isso e devido à distância e à falta de tempo, Dubrovnik, cidade histórica que dizem ser imperdível, ficou para uma próxima visita. Desta vez, as eleitas foram: Novalja (a nova Ibiza), Hvar (badalada ilha dos endinheirados), Zadar e Split (cidades famosas e portas de acesso às anteriores) e Plitivice (local onde fica um parque nacional, com cenários naturais inexplicáveis).
De todas as viagens que já fiz, essa talvez tenha sido a com menor planejamento. Um pouco por causa das dificuldades de se encontrar informações pela internet, um pouco devido ao grande número de integrantes viajando juntos. Fato (testado, comprovado e recomprovado três vezes): viajar com muita gente junta não é o ideal. Podem ser dez pessoas que se deem super bem, o problema não é a individualidade, é a coletividade. É impossível dez pessoas sempre quererem fazer a mesma coisa ao mesmo tempo. Coisas simples como almoçar, ir ao banheiro, se arrumar pra sair, bater uma foto se transformam em um tormento. Problemas sempre acontecem, é inevitável e mais do que normal. Ah, mas é divertido estar com uma galera, não é? Muito, em vários momentos, não tenho dúvidas que é bem legal. Mas, excursões da Tia Augusta à parte, o ideal é viajar em quatro ou cinco pessoas no máximo. Façam o teste e me cobrem depois. Mas isso é apenas um pequeno detalhe perto dos diversos momentos inesquecíveis em terras croatas.

Chegamos a Zadar em uma quarta-feira por volta das 13h. A primeira missão era saber se valeria a pena alugar um carro (no caso, teriam que ser dois). Por economia, optamos por não pegar, mas pela comodidade é uma opção que deve ser considerada. Para a primeira noite, tínhamos reservado o Hostel Old Town, o único albergue localizado no centro da cidade. Como o local é pequeno e bastante concorrido, os últimos três integrantes da viagem só acharam vaga em outro hostel mais afastado. Zadar é uma cidade pequena, onde os pontos de interesse ficam concentrados na Old Town. No pouco tempo lá, pudemos aproveitar o sol na praia de Ravnice e a noite no Maraschino Bar, boas opções que podem ser alcançadas a pé desde o centro.

No dia seguinte pela manhã, após cerca de uma hora e meia de ônibus (8 euros), chegamos ao destino mais esperado dessa viagem: Novalja, na ilha de Pag. Muitos conhecem o local apenas como Zrce Beach, praia onde ficam as famosas baladas a beira-mar. Novalja é o novo point do verão europeu, durante julho e agosto milhares de jovens migram para lá em busca das festas. Por ser um lugar ainda não explorado por muitos, o nível do público é bem selecionado. Na estatística feita por nós mesmos, croatas e eslovenas foram as nacionalidades (em quantidade e em qualidade) mais encontradas por lá. Claro, também há muitas italianas (pela proximidade geográfica). Mas nada se compara à babilônia que se tornou a popular Ibiza, lugar mais do que manjado do verão, onde podemos encontrar hordas de ingleses, escoceses, brasileiros, italianos, americanos, entre outras coisas mais. Outro ponto positivo para Novalja: o preço das coisas ainda é baixo comparado aos outros lugares (cerca de 3 euros por uma cerveja long-neck dentro da balada).
Por outro lado, a falta de estrutura ainda é um empecilho em um local em desenvolvimento. Não existe hostel (albergue) por lá. Hotéis são poucos, por isso, com preços altíssimos. A solução é alugar apartamento direto dos donos, que colocam anúncios em diversos sites na internet. O problema é: as boas opções se esgotam com vários meses de antecedência. Fechamos um ap (Apartmani Nada) até que legal um mês antes de viajar, mas a localização não era das melhores. Ficava em Stara Novalja, bairro que não possui transporte público nem para o centro e nem para Zrce Beach. Esse é outro grande (talvez o principal) problema de lá: o transporte. Existem raríssimos táxis na ilha e os ônibus entre o centro e Zrce são pouco freqüentes durante a noite. O pequeno centro de Novalja está em crescimento, mas até existem boas opções de restaurantes, bares e supermercados.

Mas vamos ao que interessa: Zrce Beach. Lá é onde o bicho pega. A praia de pequenas pedrinhas (sim, areia é sonho) é o ponto de partida para o dia de festa. Depois de aproveitar o sol e o mar, é hora de ir para a balada. O principal club é o Papaya, mas também existem outros por ali, como o Aquarius e o Kalypso. Pagamos apenas 110 kunas (ou 15 euros) pelo ingresso válido por quatro dias no Papaya, incluindo tardes (das 16h às 20h30) e noites (23h às 6h). Aproveitamos três dias de festa (quinta, sexta e sábado) durante o After Beach Festival, evento que reuniu o DJ David Morales, The Shapeshifters e Dirty South. Não me pergunte direito quem são esses caras que eu não entendo nada de música eletrônica, mas o negócio foi bem bom. Arrisco a dizer que o Papaya é a melhor balada que já fui em minha vida, em todos os sentidos: estrutura, público, ambiente, música, etc... Espaço grande, lotado mas sem empurra-empurra, vários bares, piscinas e, claro, loiras, loiras e mais loiras e pegação. Ahhhh, o verão!!! Vale dizer que a Croácia ainda é um dos lugares da Europa que é vantagem dizer que você é brasileiro. Diferentemente de outros países, como Inglaterra, Espanha ou Portugal, onde muitos brasileiros da pior espécie possível já invadiram e queimaram o nosso filme.

Resumindo a rotina dos três dias em Novalja: acordar, passar no centro para comer e começar o esquenta, ir para a praia de Zrce, balada no Papaya à tarde, voltar para o apartamento, tomar banho, se arrumar, continuar bebendo, ir novamente para a balada no Papaya à noite e tentar voltar para o apartamento de madrugada ou no dia seguinte cedo.
Claro, história para contar é o que não falta sobre esses dias. Mais do que qualquer lugar visitado, o que fica na memória são os momentos vividos (Caramba, comecei a filosofar agora..rs). Bom, acho que ficarei devendo os detalhes dessas histórias aqui no blog, mas certamente poderei compartilhá-las qualquer dia tomando um cervejinha por aí, seja em Novalja, São Paulo, Londres, Caraguá,...
No próximo post escreverei a segunda parte da viagem pela Croácia.

Legendas: 1,2,3,4)Balada Papaya Club, em Zrce Beach, Novalja - 5)Praia de Zrce vista do Papaya

17 comentários:

  1. Porra cara. Bacana demais. Estou indo agora em Julho e gostaria que se possível você me esclarecesse algumas duvidas. Comprar ingresso na hora para as baladas é fácil? E tem como comprar para só um dia por exemplo? Porque eu vou dia 27 e vou embora dia 30. Então as baladas são 27,28 e 29. 27 é na Aquarius e 28 e 29 na Papaya. Outra dúvida. As boates revezam? Quando uma abre a outra não abre?
    Parabéns demais pelo post. Ajudou muitoooooo, porque como vocês mesmo disseram é bastante complicado achar informação de lá.
    Mais uma coisa. Fiquei até receoso de perguntar, mas não vou conseguir segurar. Lá é pegação, algo mais caliente ou nenhum desses? E o pessoal lá é mais velho? Tenho 19 anos e espero me dar bem!
    Muito obrigado!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala... Legal saber que o post ajudou.
    Pelos dias que você disse que vai, será a mesma festa que eu peguei, o After Beach Festival. Foi bem tranquilo de comprar ingresso na hora lá. Apesar de estar cheio, não teve erro. Quando eu fui, as duas baladas estavam abertas ao mesmo tempo, mas não pagava nada pra entrar no Aquarius, que é bem menor do que o Papaya. Então, rolava de sair de uma e ir pra outra, porque com a pulseira do Papaya você pode entrar e sair à vontade.
    Pegação rola, solta, sim. Tem todo tipo de mina, as mais frescas, as mais safadas, como em todo lugar. Num português claro, vai da sorte e da "competência" de achar a mina certa pra chegar ao objetivo final...haha
    Quanto à idade, varia muito, desde 18 a uns 30 anos. Tranquilo quanto a isso.
    Qualquer dúvida a mais aí é só perguntar.
    Boa viagem e aproveite por lá que a Croácia é foda!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Opaaa!brigadao pelo post mesmo!ajudou muito!

    só estamos atrapalhados com a questao de " dormir"(acomodacçoes),onde vc ficou,onde sao os lugares perto, etc..

    se pudesse responder,seria de grande ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Raul...
    Desculpa pela demora em responder, eu estava viajando.
    Então, acho que acomodação realmente é a parte mais chata de encontrar na Croácia. Pra qual cidade exatamente você está procurando?
    Nas cidades como Zadar e Split, por exemplo, Até é possível achar boas opções nos tradicionais sites www.hostelworld.com e www.hostelbookers.com. Em Zadar fiquei no Old Town hostel, bem localizado no centro histórico.
    Nas ilhas como Hvar e principalmente Novalja o buraco é mais embaixo. Em Novalja, pelo menos até o ano passado, não existia hostel (albergue) e os hotéis eram muito caros. A solução é alugar apartamento, existem vários sites (é só colocar no Google) com diversas opções. Um deles é: www.novaljaapartments.com
    Não é nada prático achar, eu mandei uns 50 e-mails pra aps diferentes até achar um disponível na data que eu precisava. Tratei direto com o dono e fiz a transferência bancária da grana. Em Novalja, o ideal é ficar no centro, já que o tranporte por lá é sofrível.
    Espero ter ajudado, qualquer coisa, é só perguntar.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, estive a ler agora sobre a tua viagem a Croácia, eu vou agora em Agosto de dia 8 a 18, e vamos ficar em novalja, perto do centro =) somos 3 Portugueses eheheh =)

    ResponderExcluir
  6. Fala, Ferdy...
    Tenho amigos morando aí em Portugal. Aproveitem lá em Novalja, principalmente o Papaya. É sensacional!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. http://facebook.com/Aferdinand09
    é o meu facebook ;) adiciona-me ai para me dares umas dicas =) um abraço!

    ResponderExcluir
  8. estou planejando ir a croácia com minhas amigas ano que vem,em julho ...quanto custou o ap que vcs ficaram ??? bjs !

    ResponderExcluir
  9. Oi Cintia...
    Paguei 60 euros por noite em um apartamento, supostamente, para 3 pessoas. Mas, o local era bem espaçoso, negociei com o dono, peguei dois apartamentos e ficamos 5 pessoas em cada um deles, pagando um pouquinho mais do que os 60 euros por noite em cada ap. Acabou ficando bem barato.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tiago, vi que vc disse que dps das baladas, tinha que achar um meio de voltar para o AP, como vc's faziam, não tem tranporte de volta pela manhã?
    A balada termina mais ou menos de que horas por lá?
    Vlw cara..

    raphael

    raphaelscf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia Tiago

    estou indo para zrce beach(novalja ) com 5 amigos agora em julho.

    porem estamos com grande dificuldade para chegar ate la.
    estaremos na servia e gostariamos de saber como voce chegou ate la.

    obrigado pela ajuda desde ja

    ResponderExcluir
  12. pô velho seu post caiu do céu pra mim, ja comprei as passagens pra croacia, vou em julho, queria ficar 4 dias em zadar-pag, hvar e split,... só tenho uma duvida,, como é melhor para eu me transportar para essas cidades la? de onibus, alugo um carro no dia, ?? me da uma luz.. huaauhahu
    att.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Zrce beach novaljaZrce beach novalja is one of the most known party destination in the world.Zrce is very large and sandy beach situated in the small town Novalja on the island of Pag. Every summer here comes most known DJ's from the whole world like DJ Tiesto, Armin van Buuren, David Guetta, Skrillex and many other stars like Snoop Dog etc.Zrce beach also offer other activities beside party,like driving a jet-ski or water skeeing so here anybodey can find something to enjoj.The weather is beautiful all summer so it's perfect for swimming or just relaxing in the sun.

    ResponderExcluir
  15. qual o nome do centro de novalja? o local que voce disse que fica perto das baladas e das praias?

    ResponderExcluir
  16. A todos que comentaram aqui,
    Desculpem por não ter respondido, o blog ficou meio abandonado. Amanda, você que escreveu há pouco tempo, se ainda adiantar.... O nome do centro é Novalja mesmo, porque a cidade é praticamente um bairro dentro da ilha. De lá dá pra ir tranquilo pra Zrce Beach. o ruim é ficar em Stara Novalja, que é mais afastado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, tudo bom?

      Meu querido, eu só tenho de quinta a domingo para passar em HVAR ou NOVALJA.

      Qual destino você considera melhor?

      Excluir