segunda-feira, 14 de março de 2011

Ibiza: sinônimo de balada há anos, a famosa ilha do prazer na Espanha está cada vez mais acessível


Pensou em balada, pensou em Ibiza. Parecem sinônimos. A agitada ilha espanhola é o mais famoso destino de milhares de turistas que procuram festas durante o verão europeu. Os melhores clubs e DJs do mundo estão lá. Pra quem gosta da noite, é o lugar certo para se divertir. E isso não é novidade nenhuma, há uns 20 anos Ibiza já tem essa fama. Hoje em dia, aliás, a cidade é muito mais acessível para qualquer pessoa do mundo inteiro, o que tem os seus pontos negativos e positivos. A população de 130 mil habitantes desse paraíso localizado nas Ilhas Baleares da Espanha se multiplica entre os meses de julho e agosto de cada ano.
Fui pra lá em agosto de 2008 com os amigos Jadson, Gustavo, Pablo e Maurício. Ficamos quatro noites na ilha, mas a vontade era de permanecer por muito mais tempo. Esqueça qualquer passeio turístico como museu, igreja ou coisa do tipo, o negócio lá é praia e festa o dia inteiro. (Tá bom vai, até tem o centro histórico com um castelo e outras coisas, mas isso é um detalhe).

Pegamos um voo em Londres e chegamos a Ibiza na segunda-feira à noite. Para quem está na parte continental da Espanha também é possível ir de ferry, que parte de cidades como Barcelona e Valencia. No aeroporto mesmo, alugamos um carro que já tínhamos reservado pela internet. Como estávamos em cinco pessoas, saiu bem barato e valeu a pena. Até existe um boa estrutura de ônibus e táxis, mas a comodidade e a mobilidade para rodar as praias de carro é muito maior. Desembarcamos por volta da meia-noite e, já motorizados, fomos direto para uma balada. Com isso, não pegamos nem hotel na primeira noite para economizar, apenas no dia seguinte cedo fomos para o Hotel Florida. Pagamos apenas 22 euros por pessoa a diária em um quarto com banheiro privado para nós cinco. O hotel fica em San Antoni de Portmany, a segunda “cidade” mais movimentada da ilha. A primeira é Ibiza Town, onde se concentra a maioria das atrações, e onde os hotéis também são um pouco mais caros. Para ficar mais claro: a ilha chama Ibiza e possui várias cidadezinhas, que na prática são bairros, já que o lugar não é tão grande assim. Algumas baladas, como a Privilége e a Amnesia, ficam no meio do caminho entre Ibiza Town e San Antoni.

Além dessas duas já citadas, Pacha, Space, El Divino e Es Paradis são outros dos maiores clubs da ilha. Cada dia da semana um determinado lugar costuma bombar mais do que o outro. Vale consultar a programação e pegar informações chegando lá para garantir uma boa balada. Quando fomos, no verão de 2008, o Tiesto tocava toda segunda-feira na Privilége, por exemplo. Foi o nosso destino logo após descermos do avião. Na terça, fomos a um baile da espuma na Amnesia. Acho que não preciso nem falar o que rola no meio de tanto sabão.
Essas baladas mais famosas são grandes, com capacidade para mais de mil pessoas. São caras também, entrada entre 40 e 60 euros. Não parece muito, mas pra média da Europa isso é bastante dinheiro. Em Londres, a Fabric e a Ministry of Sound, por exemplo, não costumam cobrar mais do que 20 libras. Prepare-se para gastar grana lá dentro também. Uma simples cerveja custa uns 8 euros. Me lembro de ter pago 13 euros em uma vodka com refrigerante. Tirando a facada no bolso, é só alegria. Pra quem gosta de música eletrônica, o som é irado e a pegação, claro, rola solta. Party hard. Existem outras opções mais em conta, clubs menores no centro de Ibiza e, principalmente, San Antoni, mas sem a mesma qualidade.
Mas não é só da madrugada que Ibiza vive. Durante o dia, praia, sol, cerveja e top less garantem a diversão. By the way, top less é uma coisa que chama a atenção para nós brasileiros que não temos essa cultura. Ah, o verão! Sem exagero, acho que 50% das mulheres lá desencanam de usar a parte de cima do biquíni no sol. Lá é a coisa mais normal do mundo. Velha, nova, gorda, magra, gostosa... Não importa quem seja, muita gente de peito de fora. É a mesma coisa que as minas de fio dental no Brasil. Aqui é normal, lá não é. E vice-versa.

A praia mais badalada é a Playa d`en Bossa, onde fica o Bora Bora. É tipo um “quiosque” (ou barraca de praia, sei lá como é melhor chamar isso) que, a partir de umas 18h, é cercado por alguns tapumes para a festa começar. Não paga nada pra entrar. A galera sai direto da praia, de biquíni mesmo, para dançar e curtir ao som do DJ. Loucura total. O ritual de todo dia é ir para a praia, ficar no Bora Bora até umas 22h, 23h, ir para o hotel e depois à noite para a balada, que costuma começar tarde. Outro lugar legal e que costuma ficar cheio é o Café Del Mar, em San Antoni, um bar com uma bela vista para a praia, onde as pessoas costumam ir para ver o pôr do sol. Pensando em um programa mais tranqüilo, mais família, outras praias também valem destaque, pela beleza e não pela agitação, como Cala Salada, Cala Bassa, Cala de Portinatx e Las Salinas. A ilha de Formentera é outro passeio recomendado pela paisagem natural.

Vamos aos pontos positivos e negativos citados no primeiro parágrafo deste post. Ibiza já é um manjado destino no verão há um bom tempo. Por isso, a cidade possui boa estrutura de transportes, hotéis, restaurantes, supermercados, etc... Neste sentido, está muito à frente das Ilhas Gregas ou da Croácia, por exemplo, lugares que eu fui no verão de 2009 e 2010, respectivamente. Apesar de as baladas serem caras, não achei a cidade cara como eu imaginava ser. Muito pelo contrário. Existem boas opções baratas para hospedagem e alimentação. Por outro lado, Ibiza tem recebido muito mais turistas do que antes, e quantidade nem sempre significa qualidade. É uma babilônia de nacionalidades e culturas diferentes. Uma mistura também de pessoas educadas, outras nem tanto. Tem de tudo. Sejamos mais diretos: o nível caiu. Calma, não que o negócio seja ruim atualmente, continua sendo muito bom, mas não mais tão bom como era anos atrás. Quem esteve em Ibiza no início dos anos 2000 diz que a qualidade era bem melhor. Resumindo: tem lugar que tem muito homem e nem tantas loiras assim. Zrce Beach, em Novalja, na Croácia, por exemplo, atualmente é um destino melhor, em minha opinião.
Pra encerrar esse post, volto a bater na tecla sobre o que já escrevi em outras oportunidades. Viajar para Ibiza é muito mais fácil e barato do que a maioria pensa. Gosta de balada, de verão e praia? Tome coragem, faça um planejamento e realize seu sonho. Não existe desculpa para um baladeiro de verdade não conhecer essa ilha na Espanha. Soma o quanto você gasta dinheiro na noite de São Paulo. Tenho certeza que depois dessas contas Ibiza vai ficar muito mais perto.

Legendas: 1) Top less é uma cena mais do que normal nas praias da ilha - 2) Playa d`en Bossa, a praia mais badalada de Ibiza - 3) Privilége, uma das baladas mais famosas - 4) San Antoni de Portmany, a segunda principal "cidade" da ilha - 5) Vista de Cala de Portinatx

15 comentários:

  1. qual a idade minima pra entrar nas festas?

    ResponderExcluir
  2. Assim como na maior parte da Europa, em Ibiza a idade mínima também é 18 anos. Leve documento, que eles sempre pedem. Boa balada!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou indo pra ibiza pra conhecer, não pra ir pra baladas, tem lugares de boa pra ficar de noite e de dia?

    ResponderExcluir
  4. Apesar de Ibiza ser mais conhecida pelas festas, tem lugares para ficar de boa, sim. As praias que citei, como Cala Salada, Cala Bassa, Cala de Portinatx e Las Salinas são mais tranquilas. E vale ir pra Formentera também, que é bem bonito. Mesmo no centro, existem barzinhos e restaurantes mais "lights" pra sair durante à noite sem tanto agito assim...
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Na praia Las Salinas, os preços de hoteis tu sabe como são? ela tem barzinhos mais sussegados pra curtir, sem festa? E a praia Formentera, que você falou fica muito longe de Las Salinas?
    Ah, muito obrigada por estar sendo tão atencioso comigo.

    ResponderExcluir
  6. Opa, de nada. A intenção do blog é dar dicas e tentar ajudar quem quer viajar mesmo.
    Pra ser sincero, não sei te dizer sobre hotéis em Las Salinas. Mas tenta procurar no hostelworld.com ou hostelbookers.com, lá sempre têm opções baratas de hotéis ou albergues. Quanto a bares, têm alguns por ali, sim.
    Formentera fica perto de Las Salinas, mas é uma outra ilha à frente. Ou seja, precisa pegar um barco pra ir. Sei que no centro de Ibiza existem algumas agências ou excursões que partem pra Formentera.

    ResponderExcluir
  7. Tem um hotel só lá, mas nao sei o nome, procura no google hehe. A praia que eu mais curti foi Salinas, show de bola, lá encontrei o Panico na TV e o Zidane no msm dia ahah. Fora que aonde vi a maior quantidade de mulher bonita e beleza natural. Ficando em Salinas alugar um carro é mandatório.

    ResponderExcluir
  8. Ola!! Vou p Ibiza agora em JUL, ficarei lá de 15/07 a 20/07. Quero ficar em algum local em Playa Del Bossa. Tem dicas? E, ficando lá, tem a necessidade d alugar carro para todos os dias? Ou só alguns dias? Obrigada, Renata!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata...
    Eu fiquei em San Antoni, então não sei te indicar hotel em Playa d`en Bossa. Existem vários por lá, mas as opções mais baratas costumam ficar lotadas com uma boa antecedência. Bem perto do Bora Bora, tem uma rede de apartamentos (Jet) para alugar, sei que geralmente vale a pena se tiver vaga: www.ibizajetapartments.com
    Ou então, tenta procurar no www.hostelbookers.com ou www.hostelworld.com
    Quanto ao carro, se vocês tiverem em mais de três pessoas recomendo alugar. Sai barato se vocês racharem e é bem mais cômodo, principalmente pra rodar as outras praias da ilha.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  10. Eu e mais 3 amigos também estamos indo agora dia 12/07 para Ibiza. Somos de Porto Alegre-RS. Gostaría de sabe quais as melhores baladas para curtir, tive indicação para ir na PACHA. E também fazer contatos com brasileiros que estarão indo neste mesmo período. Um abraço, Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. A Pacha é uma das melhores, mas também tem a Privilége, Amnesia, Space, El Divino... Como eu escrevi no post, cada dia da semana uma bomba mais do que a outra, nem todas abrem todos os dias. Isso varia muito. Então, tem que se informar chegando lá pra ver o que vale mais a pena. Abs

    ResponderExcluir
  12. É valido a carteira de motorista para identificação para entrar nas festas?

    ResponderExcluir
  13. eu vo pra la so pra cume as mulheres

    ResponderExcluir
  14. Ola eu quero saber o nome das mais agitadas praias de ibiza tipo que tem baladas e fica nu ?

    ResponderExcluir
  15. oii, estou indo para ibiza agora em julho com alguns amigos, mas ainda sou menor de idade e so faco 18 no final do ano, mas me falaram que nao costumam pedir id, é verdade? tem como entrar na balada sem id?

    ResponderExcluir