terça-feira, 4 de maio de 2010

A facilidade de viajar: Marrakesh é logo ali

Uma das primeiras histórias que costumo contar sobre as viagens que fiz é sobre a minha ida ao Marrocos. Ela reflete bem como é prático ir de um país para o outro por aqui, é isso que quero tentar passar nesse post. Vou resumir os imprevistos da minha ida a Marrakesh, que incluíram perda de vôo, parada em Barcelona e alguns euros a mais. O que na hora parecia um pesadelo, transformou-se em mais uma experiência boa.
Com antecedência, eu e mais oito amigos programamos uma viagem de uma semana para o Marrocos, em setembro de 2009. Por motivos diversos, acabamos indo em vôos diferentes para o nosso destino. Eu, junto com João, Maísa e Paraíba, pegaríamos o vôo em uma segunda-feira às 6h30 da manhã.

Saímos de casa de madrugada e pegamos o ônibus até o aeroporto de Stansted, que fica 1h15 ao norte de Londres. Chegamos lá até antes do horário e, como já tínhamos imprimido o cartão de embarque e só tínhamos mala de mão, não precisamos fazer o check-in. Passamos pelo raio-x, apresentamos o cartão ao segurança e entramos direto na área de embarque. Até aí tudo perfeito, faltava pouco para irmos para a África.
Mas, quando já estávamos na fila para entrar no avião, mostro meu passaporte e o cartão de embarque e a mulher diz: “Cadê o carimbo?”. Depois de uma breve discussão e mesmo ainda faltando 20min para o horário do vôo, não teve mais conversa com a simpática britânica. Ela nos mandou de volta para o saguão do aeroporto e disse que teríamos que remarcar o vôo.

O que aconteceu foi o seguinte: a Ryanair (uma companhia aérea que às vezes vende passagens a 1 centavo, mas tenta tirar dinheiro do passageiro de várias outras formas) havia mudado algumas regras. Quem não tem passaporte europeu precisaria pegar um carimbo no cartão de embarque no balcão do check-in. Por falta de atenção, nenhum de nós quatro leu isso e, portanto, perdemos o voo.
A situação inesperada, que já não era fácil, piorou depois que tentamos remarcar o voo. Estávamos na segunda-feira e tínhamos pago 80 pounds no ticket de ida e volta, mas o próximo avião seria só na quarta-feira e teríamos que pagar mais 100 pounds cada um. Ainda tentamos em outras empresas, mas sem sucesso.
O desespero só não foi maior porque o espírito de viajante falou mais alto na hora. Nós quatro concordamos que voltar para casa e viajar apenas na quarta ou desistir da viagem seria frustrante demais. Tínhamos que viajar de qualquer jeito naquele momento. Entrei na internet e comecei a procurar um voo pra qualquer lugar da Europa, que saísse de Stansted ainda naquela manhã, sem um preço absurdo e de onde nós pudéssemos pegar um avião para Marrakesh.
A melhor solução encontrada foi ir para Barcelona (por 120 euros) e no dia seguinte embarcar para Marrakesh (por 60 euros). Os 180 euros de prejuízo que foram muito lamentados no momento, hoje são motivo de risadas. Ainda aproveitamos um dia em Barcelona, visitando os principais pontos turísticos, tomando uma cerveja na praia e indo para a balada à noite, antes de chegarmos ao destino final na terça. Ah, não posso deixar de agradecer ao Paulo, que foi pego de surpresa e hospedou nós quatro no seu apartamento em BCN.

A facilidade de viajar por aqui que me referi no início é exatamente esse fato de pegarmos um voo assim de Londres para Barcelona, como se eu tivesse na rodoviária do Tietê pegando um ônibus para Caraguá. Claro que o gasto foi maior por ter comprado uma passagem na última hora, mas imagine quanto eu gastaria no Brasil nessa situação mesmo pegando um voo doméstico.

Legendas: 1)A imprevista mas sensacional passagem na praia de Barceloneta, em BCN - 2)Voo chegando no Marrocos, um dia depois do previsto - 3)Aeroporto de Marrakesh