terça-feira, 5 de abril de 2011

Nice e Cannes: conheça o lado B e o mar azul da glamourosa Riviera Francesa sem gastar milhões


“Se eu fosse vocês não iria às principais boates daqui. Vocês vão gastar muita grana e só vão encontrar francesinhas e francesinhos metidos, isso se deixarem vocês entrarem. Precisa ir bem vestido e de sapato, e nunca um grupo só com homens, tem que ter mulher junto. Mas posso indicar outros lugares que vocês vão se divertir muito mais à noite e conhecer gente mais interessante”. Foi com esse discurso que o gerente do hostel que ficamos em Nice resumiu o conselho para a nossa estadia na Riviera Francesa, a glamourosa região litorânea do país. Conhecida por ser destino de gente endinheirada, a Cote D`Azur (Costa Azul) também tem o seu lado B. E é justamente sobre essa viagem no esquema mochileiro que vou escrever aqui, afinal não cheguei a conhecer de perto as baladas, os iates e as festas milionárias do balneário.

Estive em Nice, Cannes e Mônaco em agosto de 2010, junto com os amigos Bruno, Jadson e João, depois de já termos passado pela Croácia e por Roma nessa mesma viagem. A idéia era mesmo conhecer um dos lugares mais badalados do verão europeu, já sabendo das peculiaridades de lá. Gostei bastante, aliás, acho que é impossível não aproveitar uma trip com praia, sol e outros detalhes que o verão sempre oferece. Ficamos quatro noites em Nice, chegamos uma sexta-feira à noite e fomos embora na terça pela manhã. Pagamos 24 euros cada na diária do Hostel Pastoral, bem localizado, perto da estação de trem, e com boas acomodações. Tem também um espaço ao ar livre onde rola uma confraternização interessante com os demais viajantes. Ah, o descolado gerente do hostel, autor da frase do início do post e que deu várias dicas interessantes sobre a cidade, é francês mesmo, mas morou alguns meses no Brasil pra lutar jiu-jitsu.
Por ter opções um pouco mais baratas de acomodação e restaurantes, além de ser a segunda cidade turística da França (apenas atrás de Paris), Nice geralmente é a base para se explorar a Riviera. De lá, é fácil e rápido para se chegar a Cannes e Mônaco, ou até mesmo Saint-Tropez. Outra razão para isso é o fato de Nice contar com um aeroporto servido por voos das principais companhias aéreas europeias, incluindo as low-cost Ryanair e Easyjet.

Durante os dias de calor, o melhor programa é mesmo aproveitar o sol e o mar impressionantemente azul do Mediterrâneo. A praia central, de pedra, fica lotada durante os meses de verão e tem atrações em sua extensão, como caros restaurantes e bares, além de alguns esportes radicais, como parachute (aquela espécie de paraquedas puxada por um barco). A avenida beira-mar, a Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), é um agradável lugar para se caminhar ou relaxar no fim de tarde. Um pouco mais afastado do centro, existem algumas outras praias, como a cidadezinha de Villefranche-sur-Mer, acessível de trem. Dentro de Nice, o melhor meio de transporte é o bonde elétrico, ou mesmo os seus pés. Outra boa pedida é uma subida no Chateau de Nice, a colina que separa o centro da cidade do porto, de onde rola uma bela vista.
Bem próximo à praia principal, fica o centro velho da cidade (Vieux Nice), região de ruazinhas estreitas onde se localizam alguns pontos de interesse, como a Cathédrale Ste-Réparate e os Museus de Arte Moderna e de Arte Contemporânea. Vários restaurantes típicos, bares e lojas também fazem a alegria dos visitantes por ali. Aliás, é no centro velho que fica o local que atrai a maioria dos viajantes interessados em festa à noite a um preço acessível. Wayne`s é o nome do pub com música ao vivo, que fica lotado de turistas e mesmo alguns franceses locais. Por ser bastante conhecido e não cobrar entrada, é recomendável chegar cedo para evitar ser barrado na porta.

Logo acima, fica a Place Massena, principal praça de Nice, que fica ao lado do Boulevard Jean Jaurés, decorado com fontes e jardins, lugares sempre movimentados durante o dia e a noite. Outras atrações procuradas da cidade são: os Museus Marc Chagall, Matisse, Massena e a Catedral ortodoxa Russa Saint-Nicolas.
Distante apenas 40 minutos de Nice, e com o ticket de trem a cerca de cinco euros, fica Cannes. Conhecida mundialmente pelo Festival de Cinema, a cidade litorânea francesa é ainda mais cara que a vizinha. Passei apenas algumas horas de uma manhã e tarde de domingo por lá, tempo suficiente para constatar que eu ainda preciso ganhar muito dinheiro para usufruir devidamente os atrativos do lugar.

Mesmo assim, valeu para conhecer a praia central (umas das poucas de areia na Riviera Francesa), que fica à frente do Boulevard La Croisette, e o Vieux Port, porto de parada dos gigantescos iates. A simples tarefa de ir à praia já demanda que você desembolse uma boa grana no centro Cannes. Com exceção da pequena faixa no canto direito, é necessário pagar para ficar na areia, já que o local é dominado por diversos bares/restaurantes que cobram pelo acesso, ocupando o espaço com mesas e cadeiras. Dali de perto, partem barcos para as Îles de Léris, duas pequenas ilhas localizadas logo à frente.
Claro, talvez o ponto mais famoso da cidade seja o Palais des Festivals et des Congrès, onde no mês de maio de todos os anos celebridades do cinema passam pelo tapete vermelho durante a entrega da tradicional premiação. Durante o verão, o local é usado como uma balada, onde DJs e outros famosos da música eletrônica e afins tocam todas as noites.
Como eu já disse no início, há formas completamente opostas de se explorar a Cote D`Azur. Vou ficar devendo aqui dicas de baladas, restaurantes, bares e praias mais “posh”, mais chiques, mas fica a experiência de ter aproveitado, e muito, o litoral da França de um jeito mais econômico, convivendo com a cultura local e conhecendo pessoas dos mais diferentes estilos, pessoas que também sabem aproveitar a vida independentemente de quanto dinheiro tenham no bolso.
No próximo post escreverei sobre Mônaco, o minúsculo, mas badalado principado, famoso pelas sinuosas ruas onde carros de Fórmula 1 aceleram por lá todos os anos...

Legendas: 1) Mar Mediterrâneo impressionantemente azul, na praia central de Nice, em frente ao Promenade des Anglais - 2) Praia central de Nice e suas belezas, com a colina Chateau de Nice ao fundo - 3) Place Massena, a principal praça de Nice - 4)Palais des Festivals et des Congrès, local onde acontece o Festival de Cinema de Cannes - 5) Canto de graça da praia central de Cannes, em frente ao Boulevard La Croisette

Um comentário:

  1. Adorei a dica..vou em novembro nao vou aproveitar praia, mas queo conhecer

    ResponderExcluir